Trabalhos do Nescon são destaque no Seminário Nacional da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Publicado em Diversos - 19 de julho de 2010

Até o dia 21 de julho iniciativas desenvolvidas por pesquisadores do Nescon, serão apresentadas no Seminário Nacional da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. O evento, que começou hoje, no Cento de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, tem como objetivo principal identificar e discutir a evolução da gestão do trabalho e da educação na saúde na última década: avanços e desafios. Do Nescon participam os seguintes trabalhos:

Monitoramento do desempenho do programa de capacitação gerencial  – um estudo de caráter exploratório cujo enfoque é o monitoramento do Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS, elaborado pelas pesquisadoras Ângela Maria de Lourdes Dayrell de Lima e Jaqueline Medeiros Farah;

Curso virtual gestão das condições de trabalho e saúde dos trabalhadores da saúde  – realizado pela UFMG,  com coordenação da pesquisadora do Nescon Áda Ávila Assunção, é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e a Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Não tem custo para os participantes, pois será financiado pelo Ministério da Saúde. As 70 vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. O lançamento será amanhã, às 14 horas.

Resultados preliminares do artigo Índice de escassez de médicos no Brasil: estudo exploratório no âmbito da atenção primária  – elaborado por uma equipe coordenada pelo pesquisador Sábado Nicolau Girardi, constitui-se num esforço voltado para identificar municípios brasileiros carentes em atendimento médico.

Curso de a Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família  – experiência pioneira e inovadora da UFMG de capacitação em larga escala dos profissionais de saúde da família, cujo coordenador institucional é o professor Edison José Corrêa;

A terça-feira, 20, começa com Conferência Magna: Força de Trabalho em Saúde no Brasil e no Mundo, proferida pelo Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES/MS, Francisco Eduardo de Campos, coordenador licenciado do Nescon.  Encerrando o dia, às 19 horas presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

O evento reúne cerca de duas mil pessoas, entre coordenadores dos cursos das 14 áreas da saúde, diretores clínicos dos hospitais de ensino, representantes do CONASS e do CONASEMS, presidentes dos Cosems, coordenadores estaduais da Política de Educação Permanente em Saúde, representantes das ETSUS, RUTE e Telessaúde, OPAS/OMS e de instituições parceiras nacionais e internacionais.
 
Programação vai avaliar iniciativas que dão certo

Serão realizados grupos temáticos, conferências e mesas redondas que se concentrarão em três eixos temáticos: Integração e Parceria no Trabalho e na Educação na Saúde; Inovação no Trabalho e na Educação na Saúde; e Valorização e Qualificação do Trabalho e na Educação na Saúde.  Além disso serão feitas avaliações das ações desenvolvidas pela SGTES no âmbito do SUS, desde a sua criação, em 2003 e ainda apontadas diretrizes para os próximos anos.

 Também serão apresentados e defendidos  pontos importantes que hoje se constituem os principais desafios da gestão municipal relacionados à área de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. São eles: Formação de profissionais de saúde com base nas demandas de saúde da população; política de contratação e fixação de profissionais de saúde e educação permanente .  Atualmente  Nescon desenvolve estudos e pesquisas em todos estes pontos.  O Seminário Nacional da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde é uma promoção SGTES/MS.

Veja a programação

Comunicação Nescon
(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br