Gestantes atendidas pelo SUS vão avaliar serviços prestados

Publicado em Diversos - 9 de Março de 2012

Após o lançamento da Carta SUS em janeiro (leia mais AQUI), o Ministério da Saúde (MS) realizará uma nova avaliação dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A partir de abril, as mães que passaram por pré-natal, parto e pós-parto no SUS receberão um telefonema da Ouvidoria do MS, no qual serão questionadas acerca da forma de realização do pré-natal, qualidade da assistência oferecida, cumprimento do direito de se ter acompanhante, adequação às normas de segurança e humanização, entre outros.

A ideia do programa é, a partir dos dados coletados, melhorar o serviço oferecido pelo SUS às grávidas brasileiras. Em 2010, dos 2,7 milhões de partos feitos no Brasil, cerca de 2,3 milhões foram realizados em hospitais da rede pública de saúde.

A iniciativa se insere no âmbito da Rede Cegonha, que objetiva oferecer às gestantes o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez, parto e pós-parto. Com relação às crianças, a estratégia do MS busca garantir o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Para outras informações, clique AQUI.