6º Encontro Presencial CEABSF/2011 acolhe novos alunos

Publicado em Notícias - 8 de agosto de 2011

Encontro Presencial realizado em Uberaba

Expectativa e novidade. Esse foi o clima que envolveu os participantes do 6º Encontro Presencial do Programa Ágora. Realizado no último dia 6 (sábado), o encontro acolheu os 300 novos alunos do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF) em Belo Horizonte e nos oito municípios-polo em que a formação é ofertada – Araçuaí, Campos Gerais, Corinto, Governador Valadares, Lagoa Santa, Pompéu, Teófilo Otoni e Uberaba.

Compareceram à cerimônia de abertura prefeitos e secretários municipais de saúde, além de coordenadores de polo e representantes da UFMG. A coordenadora do Sistema de Tutoria do CEABSF, Celina Camilo de Oliveira, acredita que a presença de autoridades locais no encontro foi de grande valia pois, politicamente, demonstra  um envolvimento muito bom entre a academia e o serviço. “A integração entre universidade e comunidade é uma via de mão dupla. É uma relação muito importante para ambas as partes”, afirma.

A programação do evento seguiu com apresentação do curso e das normas acadêmica da UFMG aos alunos, dando-lhes a oportunidade de conhecer melhor o CEABSF, sua história e a experiência dos profissionais envolvidos na formação. O Ambiente Virtual de Aprendizagem, principal ferramenta do curso, também foi introduzido aos aprovados.

Durante o encontro, os alunos das 9 cidades onde o curso é oferecido também puderam se conhecer melhor, por meio de dinâmicas de integração. “Uma das grandes riquezas do curso é a troca de experiências entre municípios tão distintos”, acredita Celina.

Paralelamente à essas atividades, parte da produção acadêmica do curso foi apresentada à comunidade. Quarenta e oito formandos do CEABSF defenderam, na ocasião, seus trabalhos de conclusão de curso, com temáticas relacionadas à realidade do serviço de assistência à saúde do município em que atuam.

O pediatra Paulo Roberto de Oliveira acaba de ingressar no CEABSF, no pólo de Uberaba, e ficou surpreso com a qualidade do curso. “Não tenho muita familiaridade com o computador mas, com certeza, vou me empenhar para aprender, pois descobri a importância do Programa Saúde da Família para a saúde no Brasil. Atualmente tenho 3 paixões na vida: minha família, a pediatria e o PSF”, completa.

comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br