80 anos da Escola de Enfermagem da UFMG

Publicado em Diversos - 3 de julho de 2013

A Escola de Enfermagem da UFMG completa este mês 80 anos de existência. A celebração de tantas décadas dedicadas ao ensino, pesquisa e extensão ocorrerá em 9 de julho, às 18 horas, no Conservatório da UFMG. Participarão da solenidade o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, Clélio Campolina; a diretora da Escola de Enfermagem, Maria Imaculada de Fátima Freitas; a vice-diretora, Eliane Marina Palhares Guimarães, entre outros convidados.

Fundada em 7 de julho de 1933, a Escola de Enfermagem da UFMG (EEUFMG) – primeira no Brasil fora do Rio de Janeiro – foi criada a partir de uma parceria entre a Faculdade de Medicina da UFMG e a Diretoria de Saúde Pública de Minas Gerais. Nesses 80 anos, a EEUFMG incorporou ações que asseguraram uma sólida formação de profissionais e intensa atividade na área da extensão e da pesquisa, participando ativamente na construção do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, além do curso de Enfermagem, a Escola oferta mais duas graduações – Nutrição e Gestão de Serviços de Saúde, totalizando 1.150 alunos matriculados. Já nos cursos de especializações presenciais e a distância, mestrado e doutorado, a Escola mantém 763 estudantes em formação.

Atenta às necessidades e anseios das comunidades que serve, bem como aos avanços tecnológicos que marcam seu tempo, a instituição se prepara para uma ampliação. Em breve, vai abrigar novos laboratórios de ensino e pesquisa, que devem funcionar em novo prédio – cujo projeto de construção já foi aprovado.