Usuários poderão avaliar atendimento do SUS

Publicado em Diversos - 26 de Janeiro de 2012

Brasileiros que passaram por internação no Sistema Único de Saúde (SUS) poderão, agora, avaliar a qualidade do atendimento que receberam. Para isso, vão contar com a Carta SUS, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com os Correios. Trata-se de um formulário que será enviado àqueles que passaram por hospitais públicos ou conveniados do SUS. Composta de cinco perguntas, a ferramenta vai permitir identificar das condições físicas do estabelecimento em que o usuário foi atendido até a qualidade do trabalho da equipe que o acolheu.

A correspondência orienta ainda como o paciente deve proceder caso note alguma irregularidade no seu atendimento – como a cobrança por algum serviço prestado, por exemplo. Para isso, basta que o cidadão entre em contato com o número 136 e faça uma denúncia, que pode ser anônima.

Após o preenchimento da Carta SUS, o usuário deve procurar uma agência dos correios e postar o documento – um cartão resposta que já vem com todos os dados necessários ao envio preenchidos e pode ser remetido gratuitamente. O instrumento de avaliação, no entanto, também pode ser respondido pela internet, por meio do http://aplicacao.saude.gov.br/cartasus/visao/carta/pesquisaCarta.jsf.

A distribuição da carta começou por Curitiba aos pacientes internados a partir de setembro de 2011. A expectativa é a de que, somente no mês de janeiro, 648 mil cartas sejam enviadas para todo o país.

Saiba mais. Clique AQUI e veja o modelo da Carta SUS.