Abertas inscrições para curso virtual sobre saúde do trabalhador da saúde

Publicado em Diversos - 9 de agosto de 2010

De 9 a 20 de agosto estão abertas as inscrições para o curso virtual Gestão das condições de trabalho e saúde dos trabalhadores da saúde. O curso oferece 70 vagas, é voltado para gestores do SUS e não tem custo para os participantes, pois é financiado pelo Ministério da Saúde. Os interessados precisam ser indicados pela instituição ou entidade onde trabalham e devem enviar e-mail ao Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho (e-mail lidice.araujo@saude.gov.br), órgão responsável pela seleção. 

Coordenado pela pesquisadora do Nescon, Ada Ávila Assunção, o treinamento é voltado para fortalecer as capacidades dos sistemas de saúde para a gestão do trabalho, saúde e segurança dos trabalhadores em saúde. “Esta iniciativa se insere no componente de capacitação do Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho e da Educação no SUS, sendo que a versão nacional do curso dá prosseguimento à ação iniciada em 2009, quando foi realizado o curso em língua hispânico, com apoio da Opas, Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES) e Nescon/UFMG”, explicou Assunção.

Com data marcada para iniciar em agosto,  os selecionados participarão de quatro módulos com os seguintes temas: contexto atual da gestão da condição de saúde dos trabalhadores da área de saúde; construção de uma política nacional de saúde dos trabalhadores; estrutura dos sistemas sanitários; e os impactos para a gestão causados pelas recentes transformações do trabalho em saúde. Serão desenvolvidas atividades em uma plataforma online onde os participantes realizarão leituras, exercícios, discussões em fóruns interativos e, ao final, elaborarão um trabalho de conclusão do curso, nos mesmos moldes do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, já oferecido pelo Nescon há 2 anos. Haverá um tutor para acompanhar cada 15 participantes. E ao término, os alunos deverão preencher um questionário avaliativo do processo.

Para Félix Rigoli, gerente de Sistemas de Saúde da OPAS/OMS, a iniciativa fortalece relações de cooperação sul-sul e, no cenário nacional impacta a realidade dos profissionais. “É uma ferramenta capaz de preparar os profissionais de saúde para enfrentar os desafios de seu dia a dia e também aprimorar os serviços que prestam à comunidade”, salientou. 

Leia também:

Nova parceria entre Nescon, Opas e MS

Comunicação Nescon
(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br