Acesso a medicamentos gratuitos é ampliado em Minas

Publicado em Notícias - 5 de agosto de 2011

saudenaotemprecoApenas no primeiro semestre deste ano, o “Saúde Não Tem Preço” – programa do Ministério da Saúde – aumentou em 144% o número de pessoas beneficiadas com a oferta de medicamentos para diabetes e hipertensão. Em Minas Gerais, o total mensal de pessoas que retiraram esses produtos nas drogarias credenciadas, passou de 193 mil, em janeiro, para 473 mil, em junho.

“Os números mostram que o brasileiro está mais e melhor assistido para o tratamento dessas doenças diretamente relacionadas aos novos hábitos de vida da população, que são a diabetes e a hipertensão”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

De acordo com o estudo Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), em Belo Horizonte o percentual de hipertensos é de 25,5% da população adulta, abrangendo 25,1% dos homens e 25,9% das mulheres. Ainda de acordo com a pesquisa, 5,7% da população têm diabetes, 5,9% do sexo masculino e 5,6% do sexo feminino.

Os medicamentos são oferecidos em mais de 15 mil farmácias e drogarias da rede privada credenciadas ao Aqui Tem Farmácia Popular.

Comunicação Nescon com informações do Portal Saúde