Aplicativos permitem acompanhar serviços de saúde

Publicado em Notícias - 20 de Fevereiro de 2013

Buscando estabelecer um canal para aproximação e interação entre profissional e paciente, o Ministério da Saúde lançou o Portal de Saúde do Cidadão. A ferramenta permite que os usuários do SUS acompanhem, pela internet, todas as informações sobre os cuidados que receberam nas unidades públicas de saúde.

O Portal registrará informações como atendimentos ambulatoriais de alta complexidade, internações, cirurgias, laudos de exames, entre outras do gênero. “Por meio do registro no Conselho Regional de Medicina, o usuário escolhe o médico para compartilhar os dados. O profissional poderá, por exemplo, enviar e-mails aos pacientes pelo sistema. Queremos que a população seja acompanhada de forma mais próxima possível”, explicou o ministro da Saúde Alexandre Padilha.

Para os gestores de saúde pública, estará disponível, a partir de março, o E-SUS. O programa, para uso livre do município que quiser fazer parte da rede, permitirá o acesso aos horários de cada profissional do SUS, aos prontuários dos pacientes e aos estoques de medicamentos e matérias-primas. “O software vai ajudar a organizar a gestão da Unidade Básica de Saúde. Além de dinamizar todo o processo, vai reduzir gastos nas unidades”, destacou o ministro.

Leia mais.