Atendimento médico no SUS tem aprovação de quase 80% dos brasileiros

Publicado em Diversos - 4 de junho de 2012

Entre os brasileiros que utilizaram o Sistema Único de Saúde (SUS) em 2011, 78,9% avaliaram o atendimento médico como “bom” ou “muito bom”, 72,73% avaliaram positivamente o atendimento dos agentes comunitários de saúde e 79,68% avaliaram como “bom” ou “muito bom” o atendimento do dentista.

Os dados são resultado de pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, que entrevistou, via telefone, 18.600 pessoas que usaram o SUS recentemente. O projeto contou com a colaboração da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Fiocruz de Pernambuco e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Do total de entrevistados, 81% afirmou ter procurado a Atenção Básica para serviços de consulta médica. A ida à Unidade Básica de Saúde (UBS) resolveu os problemas de 85% deles. Além disso, o tempo de espera para o atendimento foi de 30 minutos ou menos para 34% das pessoas, até 1 hora para 19,26% e até 2 horas para 19,78% dos entrevistados.

Cinquenta e oito por cento dos usuários afirmaram ter sido atendidos em UBSs com Estratégia Saúde da Família (ESF) implantada. Cerca de 81% dos entrevistados afirmam que recomendariam o Centro de Saúde ou Centro de Especialidades Odontológicas para um amigo ou parente.

Leia mais clicando AQUI.