Aumenta número de diabéticos e hipertensos com acesso a medicamentos gratuitos

Publicado em Diversos - 23 de Fevereiro de 2012

O total de brasileiros assistidos pelo programa Saúde Não Tem Preço – que oferece remédios gratuitos a diabéticos e hipertensos – aumentou 280% em um ano, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. O número de indivíduos atendidos mensalmente pelo programa saltou de 850 mil em janeiro de 2011 para 3,6 milhões em 2012.

Em Minas Gerais, o aumento em relação ao ano passado foi de 177%. As 3750 farmácias credenciadas no estado distribuíram medicamentos para mais de 537 mil pessoas em janeiro de 2012, contra 193 mil no mesmo período do ano anterior.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a hipertensão é a doença que mais mata no mundo, contabilizando quase 13% de todas as mortes no planeta. No Brasil, um a cada quatro indivíduos adultos sofrem da doença. As causas da pressão alta podem variar, passando pela obesidade, sedentarismo, estresse, entre outros.

Já o diabetes ocupa a terceira posição do ranking das causas de mortes no planeta (5,8% do total), ficando atrás apenas da hipertensão e do tabagismo. No Brasil, 6,3% da população adulta sofre da doença.

Para saber mais, clique AQUI.