Balanço de inscrições do primeiro edital do CEABSF

Publicado em Diversos - 11 de junho de 2012

Terminou no dia 5 de junho o prazo de inscrição às 300 vagas oferecidas pela UFMG para a 8ª edição do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF). Até a data limite, 897 profissionais de medicina, enfermagem e odontologia se inscreveram para concorrer às vagas ofertadas pelo programa Ágora, do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG.

Gratuito e a distancia, o CEABSF tem vagas distribuídas em oito Polos Presenciais de Apoio à Educação Superior: Bom Despacho, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Formiga, Governador Valadares, Lagoa Santa, Pompeu e Teófilo Otoni.


NÚMEROS

Como informado no edital, os candidatos aprovados no Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab) têm prioridade no processo seletivo. Nessa situação encontram-se 180 inscritos. Caso todos eles tenham a documentação aprovada, os candidatos não vinculados ao programa disputarão as 120 vagas restantes.

O polo com maior número de inscrições foi Lagoa Santa, com 155 candidatos, seguido por Conselheiro Lafaiete, com 125. Lafaiete também é a cidade mais concorrida, com 5 candidatos por vaga. O segundo polo mais disputado é Formiga, no qual 97 candidatos concorrem a 25 vagas (3,88/vaga).

Os profissionais de enfermagem representam a grande maioria dos inscritos, com aproximadamente 72,1% do total. Depois deles vêm cirurgiões dentistas (17,2%) e médicos (10,7%).

Quem ainda não se inscreveu ainda tem tempo de concorrer. Um segundo edital, lançado em parceria com a Universidade Federal de Alfenas (Unifal), oferece 150 vagas para o CEABSF nas cidades de Campos Gerais e Uberaba. As inscrições vão até 14 de junho. Acesse o edital clicando AQUI.


PRÓXIMOS PASSOS

Os candidatos agora terão a documentação analisada pela equipe do programa Ágora. O resultado da seleção dos candidatos do Provab aprovados sairá no dia 15 de junho de 2012. Os demais candidatos terão acesso ao resultado no dia 25 de junho de 2012. Ambos serão publicados no site do programa Ágora.