Nesta semana, Belo Horizonte recebeu a VII Conferência Estadual de Saúde, encontro preparatório para a 14ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em Brasília, em dezembro deste ano. O evento contou com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além de 2 mil pessoas, entre usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais e gestores de saúde do estado, e tem o objetivo de discutir sobre os desafios e as perspectivas do SUS.
O ministro lembrou que a conferência, cujo tema é “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”, vai tratar da qualidade do acesso e que esta qualidade depende de quatro eixos: do controle social, do atendimento básico, da assistência farmacêutica, e do atendimento integral à saúde da mulher.
O Secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, defendeu que o SUS deve ser usado como ferramenta para a geração de empregos e desenvolvimento econômico, e reforçou a importância da participação popular para o fortalecimento da saúde nacional. “O grande desafio para o SUS hoje é um acesso de qualidade. Estamos discutindo isso aqui junto com o povo de Minas”, afirmou.
Comunicação Nescon com informações do Portal Saúde
Redação: Bruna Cançado – estudante de jornalismo