A saúde bucal na estratégia saúde da família: avanços e desafios
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
CATRINCK, Quézia Eller Miranda . A saúde bucal na estratégia saúde da família: avanços e desafios. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Teófilo Otoni, 2011. 33f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família)
Resumo:
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) foi implantada nos municípios brasileiros em 1994 com a responsabilidade de contribuir na reorganização da Atenção Básica. Em 2000 a equipe de saúde bucal foi incorporada à atenção básica junto às equipes de saúde de família. O processo de inserção das equipes e o trabalho das mesmas ainda estão, de forma incipiente, incorporando os princípios e diretrizes da ESF. Dessa forma, a mudança de modelo proposta fica comprometida. Este trabalho teve como objetivo analisar a inserção da saúde bucal na estratégia saúde da família e para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica livre, porém, direcionada na literatura nacional, para identificar as publicações que abordavam a inserção da saúde bucal na ESF. Como resultados foram identificados dificuldades das equipes de saúde bucal para enfrentar e resolver os problemas da saúde bucal da população, por vários fatores envolvendo a gestão, o modelo vigente, os profissionais e também os usuários. Entre esses, foram mencionadas na literatura as questões relacionadas à formação do cirurgião dentista muito voltada para os aspectos curativos e a dificuldade dos gestores municipais entenderem o processo de trabalho das equipes no que diz respeito às ações de promoção e prevenção. Os trabalhos analisados apresentam um cenário promissor na questão da mudança do modelo de atenção à Saúde Bucal. Conclui-se que a ESF vem contribuindo para a ampliação da inserção da Saúde Bucal na Atenção Básica, contudo, o estabelecimento da mudança de modelo proposto pela ESF requer a efetiva mudança no processo de trabalho das equipes e na formação dos profissionais de saúde, dentro de uma visão de promoção e prevenção de saúde.