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As sutilezas das faces da violência nas práticas escolares de adolescentes
Tipo:
Artigo
Referência:
CAMACHO, Luiza Mitiko Yshiguro . As sutilezas das faces da violência nas práticas escolares de adolescentes. EDUCAÇÃO E PESQUISA. São Paulo, v. 27, n. 1, p.123-140, jan./jun. 2001.
Descritor(es):
Resumo:
Este artigo busca lancar um olhar sobre a vida escolar de adolescentes de classes medias e de segmentos das elites, incidindo, porem, sobre as praticas de violencia contra seus pares em duas escolas da cidade de Vitoria-ES, sendo uma publica e a outra privada. A pesquisa constituiu-se em um estudo de natureza eminentemente qualitativa, que no entanto valeu-se tambem de dados quantitativos. No trabalho de campo os dados foram colhidos por meio das tecnicas da observacao, questionario e entrevistas individuais e em grupos e, tambem, por meio de depoimentos e da consulta a documentos. O estudo permitiu constatar que nas duas escolas investigadas as acoes socializadoras incidem muito mais sobre o aspecto pedagogico do que na proposta educativa, que e deixada em segundo plano. Onde se constata a ausencia de uma ampla abrangencia da socializacao, aescola[sic] nao funciona como retradutora dos valores sociais e termina por permitir que ideias de discriminacaoe[sic] preconceito, por exemplo, invadam e se estabelecam no espaco escolar. A falta de alcance da acao socializadora ate o ambiente relacional promove o aparecimento de brechas que permitem aos alunos a construcao de experiencias escolares, dentre elas, a experiencia da violencia. Com todos os encontros e desencontros entre as escolas, observou-se que o ponto decisivo de convergencia enre ambaas e a presenca da pratica da violencia, ainda que, em intensidade distinta e com faces envolvidas por sutis especificidades.