Condições de trabalho e saúde dos trabalhadores da saúde
Tipo:
Livro
Referência:
Condições de trabalho e saúde dos trabalhadores da saúde. NESCON/UFMG - Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família . Belo Horizonte: NESCON, 2007. 40p.
(Série Nescon de Informes Técnicos, n. 1)
Outro(s) Autor(es):
ASSUNÇÃO, Ada Ávila ; (org.); BELISÁRIO, Soraya Almeida (org.).
Descritor(es):
Resumo:
Este documento apresenta um Plano para os países da América Latina e Caribe (ALC) elaborado pela Oficina Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores do Setor de Saúde realizada pelo NESCON/UFMG em janeiro de 2006, na cidade de Ouro Preto , que contou com o apoio do Ministério da Saúde do Brasil e da Organização Pan - Americana de Saúde e da Organização Mundial de Saúde e de especialistas de diferentes países.
Conteúdo:
Seção 1 - Introdução: Por que a saúde dos trabalhadores configura-se um campo de ação das Nações Unidas? Por que as condições de saúde e trabalho no setor saúde configuram-se alvo das ações da OPAS?. Seção 2 - Antecedentes. Seção 3 - Marco teórico-metodológico: Trabalhador da saúde; Condições de trabalho em saúde. Seção 4 - Situação atual: As forças contraditórias das reformas setoriais; Precarização e precariedade do trabalho e do emprego em saúde; A situação institucional. Seção 5 - Princípio básico para desenvolver o plano de trabalho. Seção 6 - Plano de trabalho.
Público Alvo:
Profissionais da saúde ligados a estratégia da Saúde da Família