Desenvolvimento infantil e tecnologia: um estudo psicológico
Tipo:
Artigo
Referência:
FEITOSA, Juliana Biazze; SILVA, Mariita Bertassoni . Desenvolvimento infantil e tecnologia: um estudo psicológico. PSICOLOGIA ARGUMENTO. Curitiba, v. 21, n. 35, p.33-38, out./dez. 2003.
Descritor(es):
Resumo:
O presente estudo teve como objetivo investigar as possíveis mudanças no desenvolvimento infantil na pós-modernidade, verificar a estruturação e integração das condutas psicomotras e correlacionar o atual desenvolvimento psicomotor de crianças com o surgimento de brinquedos e jogos eletrônicos e computadores. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica e método descritivo, bem como de estudo de campo. A amostra foi de 60 crianças, sendo 15 de 1ª infância e 45 de 2ª infância. Os resultados mostram uam dificuldade na estruturaçã ode algumas condutas psicomotras em crianças de 1ª infância e um desenvolvimento psciomotor esperado para a idade cronológica nas crianças de 2ª infância. Concluiu-se que o brincar diversificado poderá trazer às crianças benefício expressivo no desenvolvimento de aspectos físicos, intelectuais e emocionais, assim como a necessidade de se rever os critérios relativos aos parâmetros de desenvolvimento infantil. Mostrou também a importância da iniciação científica na graduação.