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Educação comunitária em saúde:estratégias de promoção regional em saúde
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Termo(s) Livre(s):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família)
Resumo:
O presente estudo discute as dificuldades enfrentadas pelas classes populares no que diz respeito à educação em saúde. Dentro da concepção clássica de interação popular, é possível, que as práticas de educação em saúde comunitária atual se encontrem num impasse. A teoria do apoio social é proposta como forma de discutir a crise dos serviços, os problemas encontrados pela equipe da Estratégia de Saúde da Família, como também o modelo de saúde elementarmente curativo. Neste sentido, fora ressaltadas ideias que fundamentam a necessidade de se ter uma população cada vez mais orientada. A promoção da saúde tem sido considerada o elemento facilitador das políticas de saúde no Brasil, impondo a necessidade de sistematizar, em conformidade com os princípios do SUS, propostas inerentes que reforcem ações envolvendo a população. O presente estudo buscou, a partir de um marco referencial teórico sobre promoção da saúde na atenção primária, desenvolver um projeto de intervenção, envolvendo os setores saúde e população assistida, a ser implantado, de forma integrada na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Rita IV na cidade de Governador Valadares-MG. Foi estabelecido um plano operativo de intervenção, planejadas estratégias direcionadas para a população assistida desta unidade. Pode-se considerar que promover saúde está diretamente ligado a implantação de projetos interssetoriais que operem o conceito ampliado de saúde estabelecido na Lei 8080/90 que refere para a saúde como resultado da cultura da paz, acesso à educação pública de qualidade, alimentação adequada, renda, ecossistema saudável, recursos sustentáveis, justiça e equidade, sendo o ambiente de atenção primária um campo fértil para esse projeto. Assim, desenvolver ações de promoção da saúde resulta a produção de ações que superem a transmissão de informações estabelecendo relações dialogais
Informações Adicionais:
CEGCSF