Educação em Saúde Bucal: um instrumento de transformação
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
FERREIRA,Grazielly Lopes . Educação em Saúde Bucal: um instrumento de transformação. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Teófilo Otoni, 2013. 24f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família)
Resumo:
Tomando como referência o problema selecionado através do Diagnóstico Situacional, "Atendimento odontológico mais curativo e poucas ações de prevenção e promoção de saúde" um plano de ação baseado na Educação em Saúde Bucal foi elaborado baseado em uma revisão bibliográfica narrativa por meio de produções científicas obtidas através de busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Acadêmico. Propõe-se intervenções pontuais e agendadas nos grupos operativos, com material didático áudiovisual específico para cada grupo, contendo informações odontológicas a cerca de sua condição sistêmica atual. Com isso se busca uma mudança de postura da população frente a sua saúde bucal e para tanto a Pedagogia Nova, com foco no aprendiz, dando vez e voz a esse cidadão, buscando acolher suas dúvidas e expectativas e motivá-lo a buscar o conhecimento que irá transformar a realidade foi o método escolhido. Sendo assim pode-se perceber a imensa importância da educação em saúde para consolidação da reorientação do modelo assistencial proposto com a implementação da ESF e mais do que isso para conscientização da população a cerca da sua responsabilidade com a sua própria sáude, dos seus familiares e da sua comunidade.