Educação em saúde para promoção do autocuidado
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
FERNANDES, Fernanda Pereira . Educação em saúde para promoção do autocuidado. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Campos Gerais, 2019. 42f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família)
Resumo:
Ao realizar o levantamento dos dados de saúde da população assistida pela equipe de saúde Collen, município de Cambuí/Minas Gerais foi identificado que para além dos problemas reais de saúde, a principal situação de saúde que merecia intervenção mais imediata era a falta de conhecimento com relação aos cuidados gerais com a saúde tanto por parte dos usuários quanto por parte das agentes comunitárias de saúde (ACSïs). Para amenizar o impacto do conhecimento limitado em relação aos cuidados de saúde, propõe-se como objetivo desse trabalho elaborar um projeto de intervenção para melhorar o nível de conhecimento sobre os cuidados gerais com a própria saúde da população assistida pela equipe de saúde Collen do município de Cambuí/ Minas Gerais. Como metodologia de efetivação do projeto seguiu-se o Planejamento Estratégico Situacional (PES) realizando o diagnóstico situacional por meio da estimativa rápida e evidenciando os principais problemas de saúde que afetam os usuários adscritos à UBS Collen, além da definição do problema prioritário e dos nós críticos que causaram este problema. Espera-se que com a implementação deste projeto, com preparo adequado dos agentes comunitários de saúde e sensibilização dos usuários, toda população assistida pela equipe de saúde Collen possa se conscientizar da importância dos cuidados gerais com a saúde para alcance de uma consequente melhoria de qualidade de vida
Informações Adicionais:
CEGCSF