Modelo Assistencial e Atenção Básica à Saúde
Tipo:
Módulo de Curso de Especialização
Referência:
FARIA, Horácio Pereira de et al. Modelo Assistencial e Atenção Básica à Saúde. NESCON/UFMG - Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família . 2ed. Belo Horizonte, 2010. 67p.
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Assistência à saúde, Atenção primária à saúde, Saúde da família, Sistemas de saúde, Atenção básica à saúde, Ambiente de trabalho colaborativo.
Resumo:
Propõe-se nesse módulo estimular uma reflexão sobre os modelos assistenciais em saúde em diferentes contextos, situando, no caso do Brasil, a sua evolução em diferentes momentos históricos e os principais determinantes dessa evolução. Trata-se em particular do Sistema Único de Saúde e da Estratégia de Saúde da Família, entendida como projeto de reorganização da Atenção Básica e de implementação do novo Modelo Assistencial que está expresso na Constituição Brasileira. Aborda-se ainda o trabalho da Equipe de Saúde da Família no esforço de reorientação da ABS e de mudança de Modelo Assistencial.
Conteúdo:
Seção 1 - Modelo assistencial em saúde. Parte 1. O que é um modelo?. Parte 2. Os modelos assistenciais em saúde. Parte 3. Os modelos assistenciais no Brasil. Seção 2 - Atenção Básica à Saúde e a estratégia de Saúde da Família. Parte 1. Atenção básica à saúde. Parte 2. A estratégia de Saúde da Família. Parte 3. O trabalho da equipe de Saúde da Família e a mudança do modelo assistencial.Seção 3 - Gestão do trabalho na equipe de Saúde da Família. Parte 1. Qualidade na prestação do cuidado em saúde. Parte 2. Gestão do trabalho da equipe de Saúde da Família.
Público Alvo:
Profissionais da saúde ligados a estratégia da Saúde da Família