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Suspense: quando um projeto literário transforma o acolhimento
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Termo(s) Livre(s):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família)
Resumo:
Resultante de muitas lutas e da conquista do exercício da cidadania, o Sistema Único de Saúde surgiu para possibilitar o acesso e a assistência integral em saúde para todos os indivíduos. Como este sistema se encontra em processo de construção, para a implantação e ratificação das suas diretrizes e dos seus princípios tornam-se imprescindíveis ideias e ações que contribuam para as transformações necessárias. Portanto, neste trabalho, a partir de uma revisão de literatura e da implantação de um projeto de intervenção, denominado Projeto Literário Suspense, buscou-se uma forma de aperfeiçoar o acolhimento, através do Projeto Literário SUSPENSE. Para a realização deste trabalho, foram utilizadas uma revisão de literatura e um estudo de caso. A revisão de literatura teve como objetivo fazer um levantamento da importância que o acolhimento tem para o processo de humanização do SUS. As publicações analisadas perfazem um período dos últimos 15 anos, em português, buscadas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), em suas bases de dados: Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS), Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), na biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online (SciELO), como também, na biblioteca virtual da plataforma do Programa AGORA do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESCON). Buscando efetivar os princípios da Universalidade, Integralidade e Equidade, a Politica Nacional de Humanização se estabeleceu como um eixo norteador da assistência e da gestão em saúde, servindo de base para todas as esferas do SUS. Dentre as diretrizes desta política, o acolhimento é uma das que mais efetivamente pode influir sobre a humanização e nos bons resultados do atendimento e a proposta de intervenção pode contribuir para o aperfeiçoamento das práticas no contexto em que a autora trabalha.