Bolsistas apresentam pôsteres na Semana de Conhecimento e Cultura

Publicado em Notícias - 2 de outubro de 2007

De 1 a 5 outubro a UFMG promove a Semana de Conhecimento e Cultura, evento voltado para a divulgação de trabalhos da comunidade acadêmica para a sociedade e que engloba XVI Semana de Iniciação Científica da universidade. O segundo dia de apresentações começou agitado no Campus Saúde, alunos de diversos cursos vinculados aos projetos de iniciação científica, apresentaram pôsteres durante todo o dia no saguão da Faculdade de Medicina. O evento contou com a participação de nove bolsistas coordenados por pesquisadores do Nescon que apresentaram resultados de pesquisas realizadas no Núcleo.Bolsistas do Grupo de Pesquisa em Economia da Saúde – GPES – apresentaram 3 pôsteres sobre a pesquisa Terapias Renais Substitutivas (TRS), coordenada por Mariângela Leal Cherchiglia e Eli Iola Gurgel. Os trabalhos foram:
Análise das fontes de registros de óbito da Base de Dados Nacional em TRS (autoria de Hérica Maris M. Silva, Suelen Amélia de Almeida, Heloísa Maris M. Silva, Alessandra Maciel, Eli Iola Gurgel e Odilon Vanni de Queiroz);

Análise do perfil dos pacientes em TRS em Belo Horizonte, no período de 2000/2004 (autoria de Alice Horta Azevedo, Ana Luiza Souza Lima, Flaviana de Jesus Moreira, Marina Horta, Daniele Araújo, Juliana Álvares e Eli Iola Gurgel);

Análise do perfil dos pacientes transplantados renais entre 2000 e 2004 em Belo Horizonte (autoria de Elisa Morais Leão Ana Paula Álvares, Juliana Álvares, Daniele Araújo Campos e Eli Iola Gurgel).

Também foi apresentado o pôster Dispensação de medicamentos em uma farmácia com sistema informatizado: estudo de uma unidade básica de saúde do município de Belo Horizonte (autoria Thiago A. F. da Silva, Soraya Almeida Belisário, Ada Á. Assunção e Giovanni C. Fonseca). O bolsista Thiago já é veterano, essa é a segunda vez que participa da Semana de Iniciação Científica e para ele o saldo é positivo “neste ano a semana ficou mais dinâmica além de ser sempre uma oportunidade de melhorar o desempenho acadêmico”, opinou.

A Semana de Conhecimento e Cultura conta com a apresentação de 2.000 trabalhos das áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, sendo a maior parte sobre Pesquisa. A partir de quinta-feira, dia 4, acontecerá uma exibição de 8% dos trabalhos de todas as áreas no hall da Reitoria, no Campus Pampulha da UFMG e, na sexta-feira, os melhores trabalhos serão premiados. A íntegra da programação está no site www.ufmg.br/conhecimentoecultura.

O campus Pampulha fica na avenida Antônio Carlos, 6.627. Mais informações sobre as atividades de extensão da Semana de Conhecimento e Cultura na Pró-Reitoria de Extensão pelo telefone (31) 3499-6435.

Redação: Zirlene Lemos – Jornalista
(31) 3248 9673 – nescon@medicina.ufmg.br