A partir de agora, viajantes brasileiros terão acesso à assistência médica, farmacêutica e odontológica na rede pública de cinco países: Cabo Verde, Itália, Luxemburgo, Portugal e Chile. Para isso, bastará ter em mãos o Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM), emitido gratuitamente pelo Ministério da Saúde.
O benefício é possível graças à mais nova instituição internacional da área da saúde: o Pró-Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Pró-ISAGS). Fruto da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), a instituição foi criada na última sexta-feira (22) com sede no Rio de Janeiro. O objetivo é promover o intercâmbio, a reflexão crítica, a gestão do conhecimento e a geração de inovações no campo da política e governança da saúde.
Para a emissão do certificado, o viajante deve procurar a Divisão de Convênios e Gestão do Ministério da Saúde (DICON) de seu estado, apresentando a documentação exigida pela instituição (confira aqui). Em Minas Gerais, o endereço é Rua Espírito Santo, 500 – 13º andar/Centro. Outras informações pelo (31) 3248.2840/2849.
Comunicação Nescon com informações do Portal Saúde
Crédito da imagem: www.sxc.hu