Candidatos ao CEABSF já podem providenciar documentos para seleção

Publicado em Notícias - 17 de julho de 2008

Candidatos à segunda edição do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF) devem ficar atentos: o edital sairá em breve e as inscrições terão curto período de duração. Deste modo, a coordenação do Programa Ágora pede que os interessados em participar da seleção já comecem a providenciar os documentos necessários à inscrição, disponíveis aqui.

A previsão era de que a processo seletivo fosse iniciado em maio deste ano. O professor Edison Corrêa, coordenador institucional do Programa Ágora, explica, entretanto, que foi preciso adiar a publicação do edital para a realização de procedimentos como o replanejamento da turma do 1º semestre e readequação do conteúdo do curso. “Fizemos isso visando um melhor ganho pedagógico, tanto dos alunos atuais, quanto daqueles que farão a especialização no 2º semestre”, explica.

O curso

Coordenado pelo Programa Ágora, do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG, Nescon, o CEABSF é uma especialização lato sensu na modalidade a distância. Até o momento, estão em processo de capacitação cerca de 400 médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas em oito municípios, pólos de Educação Superior da Universidade Aberta do Brasil: Araçuaí, Campos Gerais, Corinto, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Uberaba. Financiada pelo Ministério da Saúde/UAB e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, a formação é gratuita. O aluno é responsável apenas pelo pagamento semestral da Contribuição ao Fundo de Bolsas, mas pode pleitear isenção junto à Fundação Universitária Mendes Pimentel de acordo com sua classificação socioeconômica. A carga horária do curso é de 360 horas, dividida entre disciplinas obrigatórias (135h) e disciplinas optativas (225h). Ao final do curso, com duração de 18 a 24 meses, será exigida apresentação de trabalho final, na forma de portfólio.

(31) 3409-9673 nescon@medicina.ufmg.br