Caravana Mães de Minas é lançada em MG

Publicado em Notícias - 9 de Março de 2012

Em 2009, Minas Gerais registrou a ocorrência de 3.529 óbitos de crianças menores de um ano. Os dados mais recentes do DATASUS (banco de dados do Ministério da Saúde) apontam que em 2010, 3.329 mortes do tipo foram registradas no estado, representando uma queda de 6% em relação ao ano anterior.

Para contribuir na melhoria dos indicadores de mortalidade infantil, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais lançou no dia 29 de fevereiro a Caravana Mães de Minas. O projeto faz parte do Programa Mães de Minas, que busca monitorar a gestação e garantir assistência e qualidade de vida a gestantes e crianças menores de 1 ano.

A Caravana, formada por uma equipe de 15 profissionais, percorrerá o estado de Minas Gerais levando informações sobre os cuidados que mães, gestantes e familiares devem ter durante a gravidez e os primeiros meses de vida das crianças. As equipes ficarão 3 dias em cada cidade, realizando oficinas sobre temas como os benefícios do aleitamento materno, vantagens do parto normal, entre outros.

O projeto também alertará sobre o problema da mortalidade materna. Em 2010, 207 mulheres morreram em Minas Gerais vítimas de complicações agravadas pela gestação, uma queda de 12% em relação a 2009.

Já em 2011, dados preliminares do governo lançados em fevereiro apontam uma queda de 19% na mortalidade materna em todo o país no período de 2010 a 2011 (leia mais AQUI).

Belo Horizonte será o primeiro município a receber a Caravana nessa sexta-feira, 9 de março. Ela ainda seguirá seu caminho por Ribeirão das Neves, Divinópolis, Varginha, Diamantina, Governador Valadares, Montes Claros, Teófilo Otoni, Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia.

Para outras informações, clique AQUI.