Terminou no último sábado (6), em Santa Luzia, o 5º Encontro de Tutores e Coordenação do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEASBF). O evento, de capacitação possibilitou a integração entre coordenadores, especialistas, e os mais de 50 tutores envolvidos no primeiro Curso de Especialização em Saúde da Família em larga escala, oferecido na modalidade de Educação a Distância (EAD).
O Encontro, que começou no dia 5, teve programação intensa e discussões sobre o calendário 2009, sistema de tutoria e normas acadêmicas, entre outros assuntos.
Para Maria Rizoneide Negreiros (foto/centro), membro da equipe de coordenação, “foi um momento importante de reflexão, revisão e avaliação das práticas e do processo, que começou há quase um ano, além de importante espaço de socialização”, destacou.
Durante o evento, os participantes avaliaram o ambiente virtual, principal ferramenta de interação entre alunos e tutores, e ainda foi ressaltada a importância pedagógica do tutor, que assume a função de mediador, reforçando o conteúdo dado pelos especialistas nos encontros presenciais, chats e ao longo das atividades. Também foi discutida a reoferta de mais 400 vagas para 2009, mais detalhes serão divulgados posteriormente no site do Programa Ágora.
O curso faz parte do sistema Universidade Aberta do Brasil, criada em 2005 pelo Ministério da Educação (MEC) e Universidade Aberta do SUS – UNASUS, lançada em 2008 pelo Ministério da Saúde (MS). Atualmente estão sendo graduados 800 alunos de 183 municípios mineiros. O CEABSF não tem custo ao aluno, pois é financiado pelo MS, MEC e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES.
Mais informações do CEABSF no (31) 3409 9685 ou pelo e-mail.
Comunicação Nescon
crédito fotos: Zirlene Lemos
(31) 3409-9790 comunicacao@nescon@medicina.ufmg.br