CEABSF desperta interesse internacional

Publicado em Notícias - 7 de outubro de 2011

Referência em formação em larga escala para a Atenção Primária no Brasil, o Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF) – executado pelo Programa Ágora, do Nescon – começa a despertar interesse internacional. Esteve hoje no Núcleo o Diretor Nacional dos Desportos de Angola, Raimundo Ricardo, em missão oficial do país africano ao Brasil. Entre outros objetivos, Ricardo veio ao Nescon conhecer o CEABSF e discutir a possibilidade de estabelecer parcerias entre o Programa Ágora e o governo angolano para a formação de educadores físicos em seu país.

Num primeiro momento, a idéia, segundo o diretor, é que o CEABSF qualifique uma turma de profissionais de Educação Física de Angola a exemplo do que faz com os profissionais da área que atuam no SUS em Minas Gerais. “Os propósitos do curso se enquadram perfeitamente nas valências de saúde de Angola. Também lá precisamos e desejamos investir em prevenção e promoção da saúde. E o desporto, além de lazer e educação, também é isso: saúde. Acreditamos que, quanto mais investimento no desporto, menos dinheiro se gasta com a Saúde”, esclarece.

A coordenadora da turma de Educação Física do CEABSF em Minas Gerais, Kátia Borges, também aposta na parceria. Para Borges, uma vez que é ofertado a distância, o curso não teria dificuldades no acolhimento dos alunos angolanos. “A versatilidade do material didático – que aborda temas pertinentes a qualquer profissional de Educação Física – também favorece o intercâmbio”, explica, ressaltando ainda os ganhos que o próprio curso teria com a formação de profissionais de outro país. “O CEABSF tem essa característica dinâmica. Cada profissional envolvido traz, de sua realidade, uma contribuição ao curso, que é incorporada no material didático ou nas práticas desenvolvidas durante a formação. É bem possível que, nesse sentido, as experiências dos profissionais angolanos acrescentem muito ao CEABSF e aos brasileiros que dele participam”, diz.

Para dar início à articulação da parceria com o Nescon, o Diretor Nacional dos Desportos de Angola pretende organizar um simpósio já no início do ano que vem, para que a equipe do Programa Ágora e o governo angolano troquem informações e delineiem propostas. “Se tudo der certo, minha intenção é que, no segundo semestre de 2012, uma turma de educadores físicos de já esteja matriculada no CEABSF”, afirma Ricardo.

CEABSF e profissionais de Educação Física

Estruturado inicialmente para a qualificação de médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas – profissionais que compõem a equipe básica de Saúde da Família – o Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF) admitiu a primeira turma de educadores físicos no primeiro semestre de 2010. A iniciativa surgiu com a crescente entrada desses profissionais nos NASFs – Núcleos de Apoio à Saúde da Família, onde, ao lado de um conjunto de profissionais de diversas áreas da saúde – como nutricionistas e fisioterapeutas – atuam desenvolvendo ações de promoção e prevenção da saúde.

Atualmente, 55 profissionais de Educação Física estão em processo de formação no CEABSF, com formatura prevista para o primeiro semestre de 2012. Segundo o coordenador do Programa Ágora, Edison Corrêa, a partir do resultado dessa experiência, é possível que o curso abra vagas para outros profissionais de saúde. “Estamos em fase de avaliação”, revela.