CEABSF divulga resultado final da seleção

Publicado em Diversos - 22 de junho de 2011

Os candidatos ao Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF) já podem conferir o resultado final da seleção do curso. Os nomes dos aprovados estão disponíveis no site do Programa Ágora,  (veja aqui), e também nos oito polos de apoio presencial do CEABSF: Araçuaí, Campos Gerais, Corinto, Governador Valadares, Pompéu, Teófilo Otoni, Uberaba e Lagoa Santa.

Os selecionados devem ficar atentos ao período de cadastro na UFMG, que vai de 5 a 12 de julho. Para realizá-lo, basta preencher o formulário disponível em https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio, conforme instruções do edital (clique aqui para acessá-lo). “É importante lembrar que não realizar o cadastro dentro do prazo implica em perda da vaga na Universidade”, alerta Maria José Grilo, membro da equipe de coordenação do Programa Ágora. Outra recomendação de Grilo é que aqueles que por algum motivo fiquem impedidos de fazer a especialização se manifestem o mais rápido possível, para que a vaga seja preenchida por outro candidato.

O início das aulas está previsto para 1º de agosto, quando os alunos receberão uma senha e orientações de acesso à plataforma virtual do curso. No dia 6 de agosto será realizado o primeiro encontro presencial, no polo para o qual o aluno se inscreveu.

Números da seleção

Foram, no total, 1059 inscritos às 300 vagas abertas pelo curso neste semestre. O polo de Lagoa Santa foi o que mais recebeu inscrições: 278 para as 75 vagas oferecidas na localidade. Com 25 vagas disponíveis, Araçuaí foi o município menos procurado, com 78 candidaturas recebidas.

Entre as categorias profissionais que participaram do edital, a dos enfermeiros liderou o ranking de inscrições, com 791 candidatos, seguidos pelos cirurgiões dentidas, com 167 inscritos e, e médicos, com 100.

Em sua sexta edição, o CEABSF alcança a marca de 2025 vagas ofertadas, 403 profissionais formados e outros 1228 em processo de qualificação.  Os dados situam a especialização da UFMG entre as maiores em qualificação para a Atenção Primária no país.

Boas vindas

“O curso é a distância, mas a palavra-chave aqui é comunicação. Gostaria, portanto, de receber os 300 novos alunos do CEABSF a partir dessa premissa, convidando-os a estarem sempre em contato conosco e a nos procurarem sempre que tiverem críticas, dúvidas, ou sugestões. Isso ajuda a aprimorar o curso”, diz Edison Corrêa, coordenador do Programa Ágora. O coordenador de monitoramento e avaliação do programa, Raphael Aguiar, cumprimenta os aprovados pelo sucesso no processo seletivo e aproveita para lembrá-los da importância de se levar o curso a sério, com empenho e dedicação. “É interessante reforçar que o CEABSF é financiado com recursos públicos, do SUS, e que, portanto é importante que o aluno assuma o compromisso de ir até o fim da formação. Se ele achar que não dá conta agora, é melhor ceder a vaga para algum colega que possa se beneficiar mais dela e tentar a seleção novamente no próximo semestre”, recomenda.

Outro convite feito pela equipe de coordenação do curso é de que os alunos já comecem a se familiarizar com os recursos disponibilizados pela formação, como a biblioteca virtual. Gratuita e aberta a qualquer pessoa, ela está disponível no endereço http://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/. Lá se encontram os módulos didáticos utilizados na especialização, os trabalhos de conclusão de curso realizados pelas turmas anteriores, entre outros materiais do gênero. “Brinquem à vontade!”, sugere Edison Corrêa.