CEABSF é avaliado por técnicos do BNDES

Publicado em Notícias - 29 de Janeiro de 2009

Munareto e Salek observam a apresentação do CEABSF

Nesta quinta-feira, 29, integrantes da coordenação do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF) receberam os assessores técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em visita ao Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da UFMG . Os técnicos Fernanda Munareto e Daniel Salek, do Departamento de Operações Sociais realizam o acompanhamento do CEABSF, que é financiado, parcialmente pela instituição bancária.

Segundo Munareto, a visita faz parte da verificação da aplicação dos recursos do BNDES no Programa Ágora, responsável pela gestão do CEABSF no Nescon, além de observação dos impactos sociais do curso nas localidades às quais está inserido.

Fernanda analisa o material didático financiado pelo BNDES

“No caso do CEABSF fica perceptível a abrangência e representatividade [há alunos de 183 municípios mineiros e até de outros estados como Bahia e RJ], além da articulação para expansão em outros pólos” destacou.  Com os recursos do BNDES está sendo viabilizada a produção do material instrucional, além da publicação de 40 obras, entre cadernos de estudos, livros e  guias.  Acesse o  material produzido  no site .

Na parte da tarde, os técnicos visitaram a gerência de projetos da Fundep, gestora financeira do Curso.

CEABSF em números
Foram ofertadas até hoje 800 vagas, divididas em 8 Pólos Municipais de Apoio Presencial à Educação Superior (Araçuaí, Campos Gerais, Corinto, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Uberaba) e mais uma turma em Belo Horizonte.  Em abril haverá abertura de edital com oferta de mais 400 vagas, com previsão de início das aulas em agosto. Com essa reorferta o curso totalizará 1.200 alunos em curso.

Edison Corrêa explica a estrutura curricular do CEABSF
Corrêa explica a estrutura curricular do CEABSF

Segundo Edison Corrêa, coordenador institucional do Ágora esse é o maior contingente de capacitação em saúde da família, de uma só vez, em todo o país. “Os cursos de especialização em saúde são na grande maioria presenciais e não têm capacidade de oferecer mais do que 40 ou 50 vagas por vez, ou seja, na modalidade a distância, essa iniciativa pioneira da UFMG, em 2 semestres conseguiu  selecionar 800 alunos, com 2,5 candidatos/vaga e em alguns pólos o número foi superior”. Corrêa destacou ainda que “essa é uma política inclusiva e relevante de acesso à educação”.

Mais informações do CEABSF  veja no site,   por telefone  (31) 3409 9685 ou pelo secretariacursos@nescon.medicina.ufmg.br

Crédito fotos: Zirlene Lemos
(31) 3409-9790 comunicacao@nescon@medicina.ufmg.br