CEABSF é destaque em encontro da Una-SUS no Maranhão

Publicado em Notícias - 14 de Maio de 2010

Discutir condições políticas e pedagógicas dos cursos de especialização a distância oferecidos pela rede Una-SUS –  da qual a UFMG faz parte –   e fomentar  parcerias na produção de recursos e compartilhamento de conteúdos educacionais. Esses são alguns dos objetivos de encontro que se encerra hoje na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O encontro também  busca a integração entre as instituições, fomentando a troca de experiências vivenciadas na operacionalização dos cursos e em atividades e acessibilidade dos repositórios bibliográficos de outras instituições participantes da rede Una-SUS.

Participam do evento, além dos membros da coordenação da Una-SUS / UFMA, o coordenador do Programa  Ágora, Edison José Corrêa,  a pesquisadora do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) Maria Rizoneide Negreiros de Araújo, e a Coordenadora de Projetos do Canal Minas Saúde / SES-MG, Dra. Cristina Crespo,entre outros.

Na ocasião, Corrêa apresentou a experiência do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF), oferecido pelo Programa Ágora.  “O curso é uma experiência inovadora de formação em larga escala [oferecemos em 2 anos, 1.200 vagas] com uma metodologia de formação em serviço, baseada na educação a distância, para evitar que o profissional precise deixar o trabalho a fim de se aperfeiçoar”, ressaltou.

Ele destacou também a importância da integração entre as instituições que compõem a rede Una-SUS e a interdisciplinaridade para o sucesso na formação dos trabalhadores do SUS.  “O projeto exige trocas de experiências vivenciadas em cada unidade da Una-SUS e a integração entre as áreas da saúde, educação, tecnologia e comunicação para sua eficácia” afirmou o professor.

Participantes avaliam positivamente o encontro

Também participam do encontro o coordenador do NeAD/UFMA, prof. Othon Filho, o Pró-reitor de Extensão da UFMA, prof. Antônio Luís Amaral Pereira, representando o reitor Natalino Salgado Filho, a Diretora do Centro de Ciência Biológicas e da Saúde, profa. Elizabeth Barroqueiro, o Coordenador de Tecnologia do NeAD/UFMA,  prof Ademir Martins, o Coordenador Pedagógico do NeAD/UFMA, prof.  Reynaldo Domingo, além de membros do corpo técnico da Una-SUS/UFMA.

UFMG: pioneirismo na formação

A Universidade Federal de Minas Gerais  é uma das instituições pioneiras na capacitação de profissionais de saúde no Brasil. Uma das principais iniciativas da Universidade tem relação direta com a Estratégia de Saúde da Família. O CEABSF,  dirigido a médicos, dentistas e enfermeiros que atuam nos municípios.  Trata-se de uma pós-graduação lato sensu, na modalidade a distância, com tutoria local em cidades-pólo, além de suporte técnico e científico do Nescon em Belo Horizonte.

Atualmente os pólos funcionam em Araçuaí, Campos Gerais, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Formiga, Governador Valadares, Santa Luzia, Teófilo Otoni e Uberaba e são estudadas possibilidades de ampliação para outras cidades brasileiras.

Entenda a Una-SUS

Inspirada em experiências desenvolvidas pela UFMG,  a Una-SUS  é uma iniciativa do Ministério da Saúde, coordenada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES, o qual fornece condições para o funcionamento de uma rede colaborativa de instituições de ensino superior, serviços de saúde e gestão do SUS. O principal  objetivo é promover a qualificação em serviço dos trabalhadores da saúde de todo o país.

Comunicação Nescon com Comunicação UNASUS/UFMA
(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br