Nescon inicia capacitação em Saúde da Família com turma inédita de educadores físicos

Publicado em Diversos - 5 de agosto de 2010

No próximo sábado, 7 de agosto, a partir das 8 horas, profissionais de saúde  atuantes na estratégia de Saúde da Família de vários municípios mineiros, participam da aula-inaugural de mais uma oferta do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF). Além dos calouros, que iniciam o semestre letivo, também haverá retorno das aulas para os veteranos.

Nesta edição, que ofereceu 125 vagas em turmas específicas, os profissionais foram selecionados num universo de pouco mais de 300 cadastrados.  O encontro presencial acontecerá nos treze polos municipais de Apoio à Educação Superior instalados em Araçuaí, Belo Horizonte, Brumadinho, Conselheiro Lafaiete, Campos Gerais, Corinto, Diamantina, Formiga, Governador Valadares, Lagoa Santa, Pompéu, Teófilo Otoni e Uberaba. A Coordenação do CEABSF alerta que o encontro será no polo onde o aluno fez a entrevista.

Mais profissionais de saúde da família
Além dos cirurgiões-dentistas, enfermeiros e médicos, público do CEABSF desde a primeira oferta, nesta edição inicia ainda a turma especial direcionada aos educadores físicos, numa parceria pioneira entre o Nescon e o Conselho Regional de Educação Física de Minas Gerais.  Para estA turma foram 174 cadastrados preenchendo 54 vagas somente para o pólo de Belo Horizonte.  Entre os selecionados, alunos de 27 municípios mineiros, entre eles Varjão de Minas, Uberaba, Senador Firmino,  Teófilo Otoni, Contagem e  outros.

Segundo Kátia Euclydes de Lima, professora da UFMG e uma das responsáveis pela turma dos educadores físicos, neste semestre os alunos cursam uma média de 10 créditos, divididos em disciplinas obrigatórias, comuns à grade do curso, que incluem Processo de trabalho em saúde, Modelo assistencial e atenção básica à saúde, Práticas educativas e tecnologias de abordagem do  indivíduo, família e comunidade e Planejamento e avaliação das ações de saúde.

Para a turma de cirurgiões-dentistas, enfermeiros e médicos foram ofertadas 75 vagas distribuídas entre Brumadinho, Diamantina e Pompéu. No total foram 142 cadastrados, 70% da enfermagem, confirmando uma tendência desde a primeira turma, iniciada em 2008.

Para os interessados nas próximas edições, acompanhem no www.nescon.medicina.ufmg.br ou www.nescon.medicina.ufmg.br/agora.  Mais informações sobre o CEABSF na Secretaria de Cursos do Nescon, (31) 3409 9685 ou no e-mail secretariacursos@nescon.medicina.ufmg.br.

Curso
O CEABSF é uma pós-graduação lato sensu, certificada pela UFMG,  oferece suporte técnico e científico e tutoria local (municípios-polo) e a distância (coordenação central no Nescon).  Desenvolvido pelo Núcleo por meio do Programa Ágora, o curso é oferecido gratuitamente, com financiamento do Ministério da Saúde, Ministério da Educação/Universidade Aberta do Brasil (UAB), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outros parceiros. O curso também integra uma rede formada pela Universidade Aberta do SUS (Una-SUS) que realiza cooperação técnica compartilhando materiais instrucionais e metodologias entre outras universidades federais, especialmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do país.

(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br