Cecovisa capacita técnicos e dirigentes do setor de vigilância sanitária.

Publicado em Notícias - 23 de Maio de 2008

Uma boa rede de serviços em saúde requer número suficiente de profissionais, instalações adequadas, equipamentos modernos, entre outros recursos. O que talvez não seja tão claro é que, tão importante quanto atuar na ponta, ou seja, no que se refere ao atendimento direto ao usuário, é fortalecer a capacidade de planejamento e gerenciamento de todo o sistema.

Buscando aperfeiçoar os profissionais que atuam nesta área da Saúde Pública, o Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa/Nescon), em parceria com a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), criou o Curso de Atualização em Planejamento e Gerência em Vigilância Sanitária. Voltado para técnicos e dirigentes das esferas estadual e municipal do setor de Visa, o curso pretende formar profissionais capazes de tomar decisões, orientar processos de produção, avaliar resultados, entre outras competências.

A cidade de Belo Horizonte, além dos estados do Amazonas, Roraima, Ceará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina já fecharam parcerias para receber a capacitação, já iniciada nas duas últimas localidades. O estado Catarinense inaugurou suas atividades nesta semana, com turma formada por 25 alunos. No Rio Grande do Sul, trinta e oito profissionais da Anvisa/RS estão sendo capacitados desde o fim de abril.

O curso é formado por cinco módulos, num total de 180 horas. “Há um conteúdo básico, comum a todas os locais onde a formação será ministrada, mas os programas foram adaptados de acordo com a realidade de cada região”, explica Lídia Tonon, coordenadora do curso. Tonon acrescentou ainda que, no mês de julho devem ter início as aulas em Belo Horizonte, Roraima e no Amazonas.

Comunicação Nescon
(31) 3409-9673 nescon@medicina.ufmg.br