Cecovisa/Nescon promove oficinas em Brasília

Publicado em Notícias - 1 de agosto de 2007

Oficinas discutem avaliação da execução  financeira em Visa

O Centro Colaborador em Vigilância Sanitária – Cecovisa/Nescon –  em parceria com o Núcleo de Assessoramento em Descentralização das Ações de Vigilância Sanitária – Nadav, promoveu, em julho, três oficinas de Avaliação da Execução Financeira em Vigilância Sanitária – Visa.

O encontro aconteceu em Brasília e cada um deles  contou com a participação de aproximadamente  50 representantes das secretarias estaduais e municipais de todas as regiões do Brasil,  entre coordenadores de Visa,  técnicos de gestão financeira e da área de planejamento dessas instituições.

O objetivo das oficinas foi avaliar as dificuldades que estados e municípios encontram nos processos de execução financeira dos recursos destinados às ações em Visa sendo que os principais temas discutidos foram: contextualização da Visa frente à nova política de financiamento do setor, os desafios colocados pelo Pacto pela Saúde e  execução financeira: identificação de dificuldades e limites para a Vigilância Sanitária.

Como resultado das oficinas, será lançado um Manual de Execução Financeira, que pretende ser um instrumento de orientação aos serviços de Visa dos estados e municípios.  Segundo Gustavo Werneck, um dos coordenadores do Cecovisa Nescon  muitas vezes os gestores de Vigilância Sanitária encontram dificuldades para compatibilizar a aplicação dos recursos com as normas legais vigentes no país. “Mesmo com dinheiro em caixa muitos desconhecem mecanismos próprios da administração como por exemplo a especificação e a compra de materiais, daí encontram dificuldades na prestação de contas desses recursos, por isso o manual vai ser um primeiro passo para melhorar a gestão financeira”, avalia Werneck.

O Manual também vai ajudar os gestores em Visa a entender uma nova portaria do Ministério da Saúde, que irá regulamentar o repasse de recursos financeiros destinados à execução das ações de Vigilância Sanitária na forma de um dos componentes dentro do bloco de financiamento da vigilância em saúde.

 Faça contato com o Cecovisa/Nescon pelo e-mail: cecovisanescon@medicina.ufmg.br.

Comunicação Nescon
Redação: Zirlene Lemos – Jornalista
(31) 3248 9681 – nescon@medicina.ufmg.br