CEESF promove encontro presencial de encerramento do semestre

Publicado em Diversos - 9 de dezembro de 2014

A turma de educadores físicos do Curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família (CEESF) se reuniu na Faculdade de Medicina da UFMG, no dia 6 de dezembro, sábado, para o encontro presencial de encerramento da Unidade didática 1.

Alunos apresentam trabalho final

Durante a manhã, eles apresentaram, em formato de pôster, os resultados dos trabalhos realizados ao longo do semestre para as disciplinas de Planejamento e avaliação em saúde e Práticas educativas e tecnologias em saúde. O objetivo era que os alunos desenvolvessem, em dez passos, um plano de ação a partir de um problema identificado por eles em sua região/unidade de análise. A disciplina de Planejamento funciona, também, como uma preparação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Segundo a coordenadora do curso, Gisele Saporetti, “essa etapa é comum a todos os profissionais que estão iniciando o curso e ali eles aprendem a fazer um plano de ação a partir de um diagnóstico situacional da comunidade, de algum problema que eles estão enfrentando. É a partir desse problema identificado e dessas propostas que eles elaboram o pôster. Possivelmente é esse plano que vai dar origem ao TCC deles”.

Alunos apresentam trabalho final

Ao final das apresentações, os alunos se reuniram com orientadores para discutir as impressões dos trabalhos uns dos outros, além de conversar sobre as expectativas de cada um para o próximo semestre. Em seguida, todos realizaram a prova final da Unidade didática 1.

Programa

Desde sua 9º edição, o CEESF reserva as suas vagas aos integrantes do Programa Mais Médicos e do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), por determinação do Ministério da Saúde. A proposta é contribuir na qualificação dos profissionais, com vista à consolidação da Estratégia da Saúde da Família e no desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS).