ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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Referência:
GONCALVES, Evelise Ribeiro; VERDI,Marta Inez Machado. A vulnerabilidade e o paciente da clínica odontológica de ensino. REVISTA BRASILEIRA DE BIOÉTICA. Brasília, v. 1, n. 2, p.195-205, 2005.
   
   


Outro(s) Autor(es):
--- não informado ---

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Vulnerabilidade; Educação em Odontologia; Clínicas odontológicas

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
As clinicas odontologicas de ensino sao instituicoes de assistencia que prestam atendimento com profissionais ainda em formacao. Esta situacao propicia o surgimento de conflitos e dilemas, principalmente porque a maioria das pessoas que procuram atendimento busca a atencao odontologica especializada, que nao e fornecida pela rede publica. Com o objetivo de identificar as questoes eticas que permeiam o atendimento a pacientes em uma clinica odontologica de ensino, realizou-se uma pesquisa qualitativa de carater expliratorio descritivo com 10 professores do curso de odontologia de uma universidade publica federal. Foram investigados as rotinas de acesso ao servico e ao atendimento, marcados por situacoes peculiares, nas quais se percebe que as pessoas em busca de tratamento tonram-se frequentemente vulneraveis, sofrendo, em decorrencia, desrespeito em sua autonomia, como pacientes, cidadaos e seres humanos. Este artigo pretende chamar a atencao da classe academica para o problema e reforcar a responsabilidade de todo o coropo docente dos cursos de odontologia na formacao da competencia etica dos futuros profissionais, bem como de sua postura frente aos pacientes atendidos nas clinicas de ensino.

[Nova Pesquisa]