ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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001074

Referência:
PAULETO, Adriana Regina Colombo; PEREIRA, Maria Lucia Toralles; CYRINO, Eliana Goldfarb. Saúde bucal: uma revisão crítica sobre programações educativas para escolares. CIÊNCIA E SAÚDE COLETIVA. Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p.121-130, 2004.
   
   


Outro(s) Autor(es):
--- não informado ---

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Saúde bucal; Educação em saúde; Desenvolvimento de programas

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Em saude bucal, a situacao epidemiologica brasileira ainda e grave devido as condicoes sociais e economicas da populacao, a pequena parcela de investimentos que a area recebe em relacao ao total do SUS e a falta de informacao sobre os cuidados basicos de saude. Embora a odontologia se mostre muito desenvolvida em tecnologia, nao responde em niveis significativos as demandas dos problemas de saude bucal da populacao. Nesse contexto, a educacao em saude bucal tem sido cada vez mais requisitada, considerando o baixo custo e as possibilidades de impacto odontologico no ambito publico e coletivo. A importancia de praticas preventivas e educativas em saude bucal nos levlou a realizar este estudo, apontando diferentes programas odontologicos, mediante estudo de revisao, para analisa-los em suas propostas, metodologias, possibilidades e limitacoes, visando refletir sobre o tema com foco nos aspectos educativos que ainda desafiam os programas de saude bucal. Identificaram-se quatro tendencias nos programas analisados. O estudo apontou para a necessidade se repensar as praticas educativas.

[Nova Pesquisa]