Referência:
ELIAS, Cássia Evelise Lopes. Educação permanente no cotidiano das equipes de Saúde da Família: possibilidades de ensinar e aprender. Araçuaí, 43f., 2009. Monografia (Especialização em Atenção Básica em saúde da Família). (Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
Outro(s) Autor(es): VIEIRA, Estela Aparecida Oliveira
Colaborador(es): --- não informado ---
Descritor(es): Educação continuada; Educação em saúde; Gestão em saúde; Programa Saúde da Família
Termo(s) livre(s): --- não informado ---
Resumo: O presente estudo delineia as concepções da educação permanente em saúde, sua importância, possibilidades e desafios no âmbito das equipes de saúde da família. Tem como objetivo identificar a percepção dos profissionais acerca do tema e possibilitar o fortalecimento das ações produzidas no cotidiano das equipes de saúde, através da criação de espaços coletivos de reflexão, discussão e avaliação, tornando as unidades de saúde em um verdadeiro espaço de ensino-aprendizagem. Para o procedimento de investigação empírica foi realizada uma pesquisa utilizando-se de um questionário aplicado aos profissionais que compõe uma das três equipes de saúde da família do município de Araçuaí. Os dados revelam tratar-se de um grupo com pouca experiência profissional na rede de atenção básica em saúde. A maioria dos profissionais expressa conhecimentos sobre a prática da educação permanente e consideram um processo pedagógico de ensino-aprendizagem institucionalizado, que permite o desenvolvimento pessoal e profissional, porém pouco utilizado nas equipes.[Nova Pesquisa]
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