ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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004937

Referência:
ARRIEIRO, Alessandro José de Oliveira. Saúde bucal dos escolares de Moeda, Minas Gerais, 2003 e 2008. Conselheiro Lafaiete, 34f., 2011.
   
   
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).

Outro(s) Autor(es):
GOMES, Vviviane Elisângela

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Saúde bucal; Epidemiologia; Planejamento em saúde

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
A necessidade de se planejar e de reorganizar a atenção primária no município de Moeda na busca de melhorias na saúde bucal levou à utilização de um instrumento simplificado. O levantamento de necessidades de tratamento foi importante para se conhecer a realidade das condições dentárias dos escolares, bem como para a avaliação epidemiológica e a programação local. Dessa forma, esse estudo teve como objetivo comparar as condições de saúde bucal de escolares do município de Moeda - MG entre os anos de 2003 e 2008, antes e após a implantação do Plano de Saúde Bucal no município. As necessidades de tratamento foram classificadas de acordo com o número de elementos dentais envolvidos: o código N1 representou as crianças que apresentavam acima de 6 dentes cariados e que tinham prioridade de tratamento em função da maior gravidade de sua situação bucal, necessitando maior intervenção curativa e demandando mais horas clínicas do cirurgião dentista. O código N2 se referia as crianças que apresentavam de 4 a 5 dentes cariados, o código N3 representou aquelas com até 3 dentes cariados. E, o código SN representava os escolares "sem necessidade" de intervenções curativas, demandando assim uma abordagem de promoção de saúde, que foi realizada pela TSB (Técnica em Saúde Bucal) no consultório. Houve diminuição na gravidade da doença cárie entre os anos de 2003 e 2008, mesmo com um incremento de 7,2% no número de alunos adscritos ao PSF Pedra Vermelha, e verificou-se uma redução de 50% no número de escolares N1. Nas crianças classificadas com os códigos N2 e N3 houve reduções de 67,12% e 33,49%, respectivamente. Houve um incremento significativo dos escolares classificados como SN, igual a 120,29%. Pode-se constatar que a estratégia adotada pela equipe, embora apresentando aspectos que remontam ao Sistema Incremental adotado na década de 50, produziu resultados significativos em termos de melhorias dos indicadores de saúde bucal dos escolares, demonstrando como a utilização do levantamento de necessidades foi capaz de subsidiar um planejamento baseado na realidade epidemiológica local.

[Nova Pesquisa]