Referência:
PEREZ, Bárbara Rosa Galvani. Efetividade de intervenção educativa no controle da hipertensão arterial da população no PSF Dom Pedro I do município Minador do Negrão - Alagoas. Belo Horizonte, 36f., 2016. Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família). (Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família) .
Outro(s) Autor(es): ARAÚJO, Raquel Linhares Bello de
Colaborador(es): --- não informado ---
Descritor(es): Hipertensão; Fatores de risco
Termo(s) livre(s): Prevenção
Resumo: A Hipertensão Arterial é uma das doenças crônicas mais frequentes e que pode, em muitos casos, ser controlada apenas com medidas higiênico-dietéticas (alimentação adequada, atividade física, abstenção de fumo, bebida alcoólica e controle de peso), embora em outros casos seja necessário o uso concomitante de tratamento medicamentoso. No município Minador do Negrão, no PSF Pedro I, são atendidas cerca de 2810 pessoas. O presente trabalho realizou o diagnóstico situacional a fim de avaliar e analisar todos os problemas detectados na área de abrangência. O problema de saúde priorizado foi a Hipertensão Arterial Sistêmica, sua alta morbidade e mortalidade, a necessidade de realizar ações para diminuir os níveis pressóricos dos hipertensos. Visando atingir esse objetivo propõe-se a elaboração de um plano de ação para determinar a efetividade da intervenção educativa no controle da pressão arterial. Neste sentido realizou-se uma revisão narrativa da literatura sobre o tema nas bases de dados indexados, os fatores de risco da Hipertensão arterial e a sua influência na mortalidade no período de 2013-2014. O plano proposto busca melhorar o conhecimento sobre os fatores de risco de hipertensão arterial e proporcionar uma linha de cuidados sobre alimentação, tratamento e eliminação de hábitos tóxicos para contribuir para um melhor atendimento e monitoramento dos fatores de risco para a hipertensão arterial e melhorar a qualidade dos cuidados de sáude prestados pela equipe de saúde para os pacientes com Hipertensão Arterial Sistémica.[Nova Pesquisa]
|