Referência:
COELHO, Fernando Nunes. O enfrentamento da hipertensão arterial sistêmica na Atenção Básica. Uberaba, 24 f., 2015. Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família). (Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
Outro(s) Autor(es): SIMIM, Mário Antônio de Moura
Colaborador(es): --- não informado ---
Descritor(es): Hipertensão; Atenção Primária à Saúde; Pressão arterial
Termo(s) livre(s): --- não informado ---
Resumo: O presente projeto de intervenção tem como foco a hipertensão arterial sistêmica, bem como suas complicações e foi desenvolvido a partir da problemática encontrada no Programa de Agentes Comunitários da Zona Rural de Governador Valadares - Minas Gerais. A hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que requer um bom controle, bem como a adesão ao tratamento aliado à uma dieta saudável, à prática de atividades físicas, prevenindo assim agravos da doença de base. Para que se tenha uma atuação efetiva é importante uma abordagem ao usuário no sentido multiprofissional. O profissional pode inserir-se neste contexto através do processo de educação, levando informações e promovendo um sujeito ativo no adoecimento. O objetivo do trabalho foi Propor um plano de intervenção que propicie ao usuário hipertenso do PACS Zona Rural melhor conscientização de seu tratamento e cuidados necessários a sua situação de saúde. O método utilizado foi o Planejamento Estratégico Situacional (PES), primeiramente realizou-se o diagnóstico situacional de saúde, através dele foram levantados dados através de fichas dos usuários e o problema encontrado e priorizado foi o grande número de hipertensos cadastrados na unidade de saúde. De acordo com o problema priorizado na unidade foi necessário uma revisão de literatura com material científico para abordar o referencial teórico sobre o tema proposto e posteriormente elaborou-se o Projeto de intervenção seguindo os passos do PES. O profissional em saúde deve buscar ações que assistam este público e suas necessidades com o foco na educação em saúde[Nova Pesquisa]
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