ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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Referência:
MANSO, Galia Marichal. Educação alimentar para usuários com diabetes mellitus: Uma proposta de intervenção. Sete Lagoas, 43f., 2016.
   
   


Outro(s) Autor(es):
AMORIM, Maria Marta Amâncio

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Diabetes mellitus; Educação alimentar nutricional; Estratégia saúde da família; Planejamento em saúde

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
O Diabetes Mellitus é um importante e crescente problema de saúde mundial, independentemente do grau de desenvolvimento do país, tanto em termos de números de pessoas afetadas, incapacitadas, mortalidade prematura, como dos custos ao sistema de saúde. A educação nutricional é um dos pontos fundamentais no tratamento. Não e possível um bom controle metabólico sem uma alimentação adequada. O objetivo deste trabalho foi elaborar um projeto de intervenção para promover ações educativas sobre os hábitos alimentares de usuários com Diabetes Mellitus cadastrados na Equipe de Saúde da Família Iporanga, Sete Lagoas/MG. Foram realizados levantamentos a partir do banco de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, da base de dados municipal do Sistema de Informação da Atenção Básica, dos sites eletrônicos do Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos e do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil, entre outros. Foi realizada uma revisão da literatura utilizando sites de busca, como: Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, publicações do Ministério da Saúde e outros. Para a elaboração do Plano de Intervenção foram utilizados os passos para elaboração de um plano de ação descritos no Módulo de Planejamento e Avaliação das Ações de Saúde do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família. No plano de intervenção estruturado as ações não focalizam somente o usuário com Diabetes Mellitus, também envolve a equipe de saúde e a população de modo geral. Compartilhar experiências através de programas educativos adquirindo um maior nível de informação, ajuda ao processo de enfrentamento da doença, aumentando a adesão ao tratamento

[Nova Pesquisa]