ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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007184

Referência:
ASSIS, Bruna Mara Morais. Proposta de intervenção para realização de ações educativas em grupo para o controle do diabetes mellitus na Unidade Básica de Saúde Maria Madalena Teodoro em Belo Horizonte-Minas Gerais. Belo Horizonte, 43f., 2017. Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família) .

Outro(s) Autor(es):
ZAZÁ, Daniela Coelho

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Diabetes mellitus; Educação em saúde; Atenção primária à saúde

Termo(s) livre(s):
Grupos educativos

Resumo:
Após diagnóstico situacional da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde Maria Madalena Teodoro no município de Belo Horizonte observou-se a ausência de grupos operativos para diabéticos. Sendo assim, este estudo teve como objetivo elaborar um plano de ação para inserção de grupos educativos para usuários diabéticos desta área de abrangência. A metodologia foi executada em três etapas: realização do diagnóstico situacional; revisão de literatura e desenvolvimento de um plano de ação. Neste estudo foram selecionados os seguintes nós críticos: estrutura física inadequada para a realização dos grupos; falta de organização do processo de trabalho da equipe com priorização para atividades educativas coletivas; dificuldade da aceitação do usuário de sua condição crônica de saúde; hábitos e estilos de vida inadequados dos usuários e; falta de adesão da população às atividades educativas em grupo. Baseado nesses nós críticos foram propostas as seguintes ações de enfrentamento: criação dos projetos "qualificação da infraestrutura" para ampliar a estrutura física da unidade; "linha do cuidado integral" para organizar o serviço da equipe para a realização de grupos educativos; "quem se informa, se cuida" para aumentar o nível de informação sobre a doença para maior adesão ao tratamento; "cuidar bem para viver melhor" para incentivar a melhoria dos hábitos e estilos de vida e; "aprender juntos" para valorização de práticas educativas programadas para construção de um sujeito ativo e autônomo do cuidado. Acreditamos conseguir, com esse plano, ampliar as atividades multidisciplinares em grupo de educação em saúde para os usuários diabéticos

[Nova Pesquisa]