Referência:
Malária na Atenção Básica: surto de malária em região de baixa transmissão. Belo Horizonte: FM/UFMG, 2016. (3m:23s) son. color..
Outro(s) Autor(es): --- não informado ---
Colaborador(es): Realização: Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva; Centro de Tecnologia em Saúde - CETES. Produção, coordenação e roteiro: Rosália Morais Torres.
Descritor(es): Malária; Saúde pública; Vigilância epidemiológica; Surtos de doenças
Termo(s) livre(s): --- não informado ---
Resumo: Neste vídeo explora-se o caso de paciente jovem, do sexo feminino, residente em região de baixa transmissão de malária, que adquire malária em viagem a região de alta transmissão e que começa a apresentar sintomas ao retornar à sua região de origem, iniciando um micro surto de malária. Na exploração clínica do caso, ressalta-se a importância da investigação sistemática de viagens recentes durante a entrevista clínica de pacientes com quadros febrís agudos acompanhados de outros sinais e sintomas compatíveis com malária. Explora-se, também, a possibilidade de a malária por P. Vivax cursar com quadros graves, especialmente quando o diagnóstico se dá tardiamente. Destaca-se o exame de gota espessa como o método de escolha para diagnóstico de malária e a importância das ações das equipes de vigilância na comunicação dos casos confirmados e detecção de novos casos[Nova Pesquisa]
|