ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


008811

Referência:
TORRES, Rosália Morais; MOREIRA, Maria da Consolação Vieira Moreira; SILVA, Rose Mary Ferreira Lisboa da. Análise do ictus cordis. Belo Horizonte: Nescon/UFMG, 2019. Recurso Multimídia (infográfico).
   
   


Outro(s) Autor(es):
--- não informado ---

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Atenção primária à saúde; Anormalidades cardiovasculares; Doenças cardiovasculares; Insuficiência cardíaca; Coração; Dor no peito; Doença crônica

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Ictus cordis, choque da ponta ou impulso apical é o local da parede do tórax onde se pode palpar as impulsões cardíacas. A localização usual do ictus depende do biótipo do indivíduo, mas, nos normolíneos, situa-se entre o quarto e o quinto espaço intercostal esquerdo, ao nível da linha médio-clavicular esquerda. Este ponto corresponde à zona onde o coração está mais próximo do gradil costal. O ictus cordis traduz o contato da porção anterior do ventrículo esquerdo com a parede torácica durante a fase de contração isovolumétrica. Embora os termos impulso apical e choque da ponta sejam comumente utilizados para denominar o ictus cordis, não se trata, realmente, da ponta do coração em contato com a parede torácica.

[Nova Pesquisa]