Quais são os cenários da saúde nos dias atuais? Os desafios na gestão das instituições de saúde, o enfrentamento da violência, as doenças emergentes e degenerativas estão entre os assuntos que serão discutidos no 3º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG, que será realizado de 3 a 5 de setembro, no campus Saúde da Universidade (Av. Alfredo Balena, 190, Região Hospitalar de Belo Horizonte). O público-alvo abrange professores, estudantes, técnicos e profissionais da área da Saúde e de outras áreas que tenham interface com o setor.
Com o tema “Cenários da Saúde na Contemporaneidade”, a proposta do congresso é promover discussões que levem a uma melhor compreensão da atual configuração da sociedade, com foco na área da saúde; apresentar experiências do setor saúde; discutir os papéis da saúde pública e da saúde complementar, bem como das instâncias de ensino, pesquisa, extensão e da assistência, com ênfase na atenção primária à saúde; identificar possibilidades, modelos e procedimentos inovadores no setor da saúde; e propor alternativas efetivas para o setor Saúde.
O tema central será dividido em oito eixos: Atividades de ensino, pesquisa e extensão na área da Saúde; Desafios na gestão das instituições de Saúde; Formação de médicos e mercado de trabalho; Multifaces da violência: realidade e enfrentamento; Bioética, ética e profissionalismo; Tecnologia e inovação a serviço da Saúde; Doenças emergentes, reemergentes, degenerativas e promoção da Saúde; e Atenção primária, secundária e terciária na Saúde.
As inscrições para o 3º Congresso Nacional de Saúde serão recebidas até o dia 22 de agosto. A apresentação do comprovante de inscrição no evento é pré-requisito para a submissão de trabalhos, que termina no dia 1º de agosto. Para mais informações, acesse o site do Congresso: www.medicina.ufmg.br/