A partir de agora, usuários que acessam serviços da UNA-SUS, como o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES), Plataforma Arouca e alguns ambientes de oferta educacional encontrarão o sistema de autenticação com cara nova. O objetivo é facilitar o acesso e melhorar a capacidade de gestão dos dados e a relação com os usuários, que terão uma forma mais intuitiva e simples de cadastro.
O Acesso UNA-SUS permitirá que os logins e cadastros sejam feitos por apenas um provedor de identidade, permitindo que os usuários tenham apenas uma fonte de acesso para todos os serviços oferecidos pela Rede.
“O novo sistema de acesso permitirá melhor gestão dos perfis dos usuários, que terão também um atendimento personalizado”, afirma o engenheiro de software, Onivaldo Rosa Junior.
Para o coordenador de Gestão do Conhecimento da Secretaria Executiva da UNA-SUS, Vinicius Oliveira, o lançamento é um grande avanço, pois torna a UNA-SUS alinhada com o Marco Civil da Internet e a Lei de Acesso à Informação. “O Acesso UNA-SUS foi aprimorado e está mais moderno, tudo para melhorar a qualidade do serviço prestado aos usuários”, afirma.
A nova versão do sistema de autenticação unificará o cadastro de diversos perfis de usuários, incluindo alunos de graduação, professores, gestores de ofertas e equipes técnicas das instituições. Além disso, também possibilita a inclusão do Nome Social, respeitando a diversidade, conforme a resolução do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).
Atualmente o sistema conta com 215 mil cadastros. Para o acesso, os usuários devem atualizar seus dados. Saiba como aqui.
Fonte: SE/UNA-SUS, por Claudia Bittencourt