Cooperação entre Brasil e Cuba recebe inscrições

Publicado em Notícias - 20 de Janeiro de 2010

Interessados em realizar estudos de doutorado e pós-doutorado em Cuba têm até o dia 30 de março de 2010 para realizar inscrição no programa Capes/MES. Fundamentado no protocolo assinado em 1996 entre Brasil e Cuba, o programa auxilia a formação de recursos humanos de alto nível, vinculada a projetos conjuntos de cooperação científica entre instituições de ensino superior do Brasil e de Cuba, nas diversas áreas do conhecimento.

O apoio contempla missões de trabalho e de estudo para projetos coordenados por brasileiros com título de doutor há pelo menos cinco anos, e equipe formada por outros dois doutores. As propostas apresentadas devem estar vinculadas a programas de pós-graduação avaliados pela Capes, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7. A duração dos projetos conjuntos é de dois anos, prorrogáveis por mais dois, com início em agosto de 2010.

Para as missões que envolvem os professores e pesquisadores são financiadas as passagens aéreas e diárias. A permanência não pode exceder 30 dias. Já os estudantes de doutorado e pós-doutorado podem ficar de 90 dias a 12 meses em Cuba. Eles recebem passagens aéreas, bolsa de estudo, seguro saúde e auxílio instalação. Cada projeto brasileiro recebe R$ 10 mil para custeio. Mais informações e inscrições confira a página.

Fonte: Capes

Comunicação Nescon
(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br