O ano de 2013 entrou para história dos estudantes, professores e coordenadores do Curso de Gestão de Serviços de Saúde da UFMG. Ofertada desde 2009, a graduação alcançou nota máxima no processo de reconhecimento promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Na avaliação, realizada nos dias 4 e 5 de abril, na Escola de Enfermagem da UFMG, os representantes do órgão analisaram a proposta pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura do curso.
Para a coordenadora da formação, professora Adriane Vieira, o ótimo desempenho é consequência de um trabalho conjunto. “O resultado é fruto da dedicação e comprometimento de todos que acreditaram na proposta e deram o melhor de si para que o conteúdo do projeto pedagógico fosse efetivamente implementado”, afirma.
Oferecido pela Escola de Enfermagem da UFMG, o curso formará sua primeira turma em julho deste ano. Para o estudante do 7º período, Lucas Gomes Costa de Paula, além de expressar o trabalho desenvolvido por alunos, professores e funcionários da graduação nesses quatro anos, a nota pode beneficiar os formandos no mercado de trabalho. “A nossa expectativa é de que a pontuação contribua ainda mais para o nosso processo de reconhecimento no mercado de trabalho – nós que já somos tão bem aceitos pelos serviços de saúde no Brasil”, ressaltou.
De acordo com as avaliadoras do MEC, Margo Gomes Karnikowski e Silvana Funghetto, além da organização dos documentos, durante os dois dias de visita, chamou atenção a relação de carinho e respeito entre alunos e professores. Elas destacaram também o afeto dos estudantes para com o curso e o comprometimento dos professores em levar o que há de melhor para os futuros gestores.
Sobre o curso
Fruto do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o Curso de Gestão de Serviços de Saúde tem caráter interdisciplinar, abordando conteúdos da área de Saúde, Administração, Economia, Demografia, Contabilidade e disciplinas afins, que privilegiem a visualização do setor saúde em sentido amplo. A ideia é formar profissionais criativos e empreendedores, capazes de planejar, organizar, implementar, executar e avaliar propostas e projetos inovadores voltados para a gestão em saúde.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG).
Foto: Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG.