Curso de Atualização Abordagem Cuidados para o desenvolvimento da criança na Atenção Primária à Saúde

O curso visa preparar os profissionais da Atenção Primária à Saúde para promover o desenvolvimento global das crianças por meio do fortalecimento das habilidades parentais e do vínculo dos cuidadores com as crianças. O diferencial do curso está em sua metodologia que traz conteúdos interativos e voltados para o dia a dia da APS, além de oferecer certificação após a conclusão curso.

O curso foi motivado pela necessidade de fortalecer as ações de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância na APS, que é uma das diretrizes da Política Nacional Integrada para a Primeira Infância à Saúde da Criança, publicada em junho de 2024. Através da APS conseguimos alcançar milhões de famílias e crianças em todo o país, dando a elas a oportunidade de alcançar seu pleno desenvolvimento. O pleno desenvolvimento na primeira infância traz benefícios a curto, médio e longo prazo para a criança, sua família e para toda a sociedade. O principal destaque é a possibilidade de instrumentalizar os profissionais da APS para que possam fortalecer o cuidado responsivo e incentivar brincadeiras e formas de comunicar que estimulem o desenvolvimento infantil e vinculo entre os cuidadores e suas crianças. O curso tem 30 horas de duração, é autoinstrucional, baseado em vídeos de situações reais e de simulação, totalmente voltados para o contexto das equipes de saúde da familia e e-multi.

O curso tem por objetivo capacitar os profissionais para a aplicação da abordagem “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança” no contexto das ações de atenção à saúde da criança já realizadas na APS. Esta abordagem é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde e do UNICEF, já implementada em vários países, não apenas no setor saúde, mas também na educação e na assistência social, sendo portanto uma proposta intersetorial e multiprofissional.

Ao concluir este curso, o profissional de saúde será capaz de observar a interação entre a criança e o cuidador principal (a mãe, o pai, ou outra pessoa que cuida mais diretamente da criança); ajudar as famílias a observar e responder adequadamente aos sinais da criança; orientar a família sobre atividades que fortalecem o vínculo entre a criança e o cuidador; orientar a família sobre brincadeiras e atividades de comunicação apropriadas para estimular o desenvolvimento saudável da criança; orientar a família ou outros cuidadores para a solução de problemas com os cuidados em casa, em condições seguras e estimulantes para o aprendizado, estando assim melhor preparado para promover o desenvolvimento infantil no contexto da APS, de forma mais eficaz e resolutiva. Além disso, o profissional receberá um certificado de atualização de 30 horas, comprovando sua capacitação para utilizar a abordagem CDC. Em resumo, o curso capacita o profissional a ser um agente de mudança na atenção à saúde da criança na APS, promovendo a saúde integral da criança e fortalecendo os vínculos afetivos dos cuidadores com a criança.

Profissionais da área da saúde com nível superior, interessados em aprimorar suas competências e ampliar o impacto de sua atuação na atenção a saude da criança na APS:

  • Enfermeiro
  • Médico
  • Psicólogo (EMCP e EACP)
  • Fisioterapeuta
  • Fonoaudiólogo
  • Nutricionista
  • Terapeuta ocupacional
  • Unidade Introdutória: aborda os fatores de risco e proteção para o desenvolvimento infantil, os programas de promoção do desenvolvimento infantil e o Modelo Nurturing Care. Além disso, apresenta estudos sobre a implementação da abordagem Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC) em outros países e como ela se insere no contexto das políticas e dos programas de saúde da criança no Brasil.
  • Unidade 1: Cuidados Responsivos: aborda o conceito e a importância do cuidado responsivo para o desenvolvimento infantil e exercita a observação da interação entre a criança e os cuidadores, identificando as habilidades parentais de sensibilidade e responsividade.
  • Unidade 2: O desenvolvimento infantil e o brincar: discute como o desenvolvimento infantil acontece e a importância da neuroplasticidade e dos períodos sensíveis para cada área do desenvolvimento durante a infância. Discute, também, a importância do brincar e as estratégias para brincar e se comunicar com a criança de acordo com a faixa etária dela.
  • Unidade 3: CDC na prática: demonstra a aplicação da abordagem CDC em situações clinicas simuladas, por meio de vídeos para que os participantes possam conhecer e refletir sobre o passo a passo desta abordagem em diferentes situações clínicas.
  • Unidade 4: Situações desafiadoras: discute como a abordagem CDC pode ajudar a prevenir e lidar com situações desafiadoras como a depressão materna, a violência contra a criança e o cuidado com a criança com deficiência

O curso será oferecido na modalidade de educação a distância (EaD), com a disponibilização de recursos tecnológicos e materiais didáticos que consideram a diversidade de estilos de aprendizagem, o contexto e os diferentes cenários da APS. O curso utiliza trilhas de aprendizagem com conteúdo interativos e avaliações online, além de recursos como vídeos com especialistas, cenas reais de interação dos cuidadores com as crianças e materiais didáticos.