Parte significativa da população brasileira vive em áreas rurais. No entanto, a formação dos profissionais de saúde no país ainda está fortemente concentrada na população urbana fragilizando a abordagem das especificidades, necessidades e demandas atenção e cuidados à saúde da população rural. Considerando o disposto na Constituição Federal/1988 de que “saúde é direito de todos e dever do Estado” torna-se necessário trazer para a formação de profissionais de saúde conteúdos e recursos onde o foco seja a população rural. Este curso vem responder a esta demanda.
Metodologia: elaborado segundo princípios de educação a distância (EaD), todas as atividades de aprendizagem do Curso são desenvolvidas pelo aluno sem a participação de tutor, preceptor ou professor (curso on-line, autoinstrucional).
Objetivo geral: Capacitar Médicos de Família e Comunidade e Médicos Generalistas das equipes de Saúde da Família e equipes de Atenção Primária à Saúde para a prática da Medicina Rural.
→ O certificado de conclusão é emitido on-line disponível em sua Home Page da Plataforma e também enviado por e-mail em até 03 (três) dias úteis, após o término do curso (caso o documento não esteja em sua caixa de entrada nesse prazo, verifique a caixa de spam).
Público-alvo: Profissionais de saúde
*O curso é aberto a todos os profissionais de saúde do Brasil
UNIDADE 1: Especificidades do cuidado em saúde em áreas rurais/Carga horária: 15 horas.
Temas: Conceito de rural; perfil sócio demográfico das áreas rurais; importância e características da saúde rural; defasagem rural – urbana; medidas e políticas de provimento e fixação de recursos humanos em áreas rurais; características da prática da medicina rural; características da APS rural e competência cultural; educação médica em e para áreas rurais; características do sistema de saúde em áreas rurais.
UNIDADE 2: Abordagem das condições mais relevantes na Atenção Primária à Saúde em áreas rurais/Carga horária: 30 horas.
Temas: abordagem inicial da vítima de intoxicação com suspeita de intoxicação por uso de agrotóxicos. Atendimento a acidentes a animais peçonhentos. Profilaxia de tétano e raiva humana. Acidentes com ferramentas e trauma ocular.
Textos de apoio, vídeos aulas e infográficos, casos clínicos em formato de “decisões clínicas”, com apresentação em etapas com o intuito de desenvolver a habilidade de fazer diagnóstico e propor a conduta nas condições mais relevantes nas áreas rurais do Brasil